14.07.2014 - Laboratório de DNA da Udesc Lages recebe certificado internacional


Reconhecimento

Surgimento do Instituto Paternidade Responsável - fez com que fosse despertada atenção para a Paternidade Irresponsável. Trabalho hoje é de prevenção desenvolvido pelo Instituto e toda a logística para os exames feita pela Instituição (Inst. Paternidade Responsável) mediante convênio e em parceria com o TJSC, Corregedoria do Estado, Secretaria de Estado da Saúde, Ministério Público e Udesc.

 

Laboratório de DNA da Udesc Lages recebe certificado internacional

Ele é o único laboratório público do Estado que faz testes de paternidade


O laboratório realiza pelo menos 1.500 testes de paternidade por ano - Foto: Tatiane Rosa


O Laboratório de Análises Genéticas (DNA Udesc) do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu recentemente o certificado internacional de Controle de Qualidade, fornecido pelo Grupo Ibero-Americano de Trabalho em Análise de DNA (Gitad), da Universidade de Granada, na Espanha.

De acordo com o diretor do laboratório, Altamir Guidolin, a certificação confirma a excelência do serviço prestado na realização de testes de paternidade pela análise do DNA. "É o resultado do empenho de toda a equipe, que conta com outros quatro professores do centro: Flavia Saiki,  Jocleita Ferrareze, Fabiana Forell e Adelar Mantovani", comenta ele. 

O DNA Udesc é o único laboratório público do Estado que faz testes de paternidade pela análise do DNA. Ele surgiu em 2007 a partir de um convênio firmado entre a Udesc, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ministério Público, Secretaria de Estado da Saúde e Instituto Paternidade Responsável. São feitos, por ano, de 1.500 a 2.500 testes de paternidade.

As análises são realizadas via judicial, sendo necessária a comprovação de carência para o pagamento do exame. Todos os procedimentos necessários são realizadas pelo programa, que coleta o material genético durante a audiência no fórum e o envia para o DNA Udesc, evitando o deslocamento das partes até o laboratório.

Importância do Laboratório

Além da realização gratuita de testes de paternidade, o Laboratório de Análises Genéticas da Udesc Lages é base de ensino e pesquisas para os alunos de graduação e de pós-graduação da universidade.

Para Guidolin, o serviço de excelência prestado pelo laboratório também gera ensino e pesquisa de excelência. "Uma certificação internacional é o nível máximo que se pode atingir. É o que toda universidade de nível internacional busca", comenta o diretor.

Outras