27.11.2014 - Lages adere à Semana da Conciliação do TJ


Casos extrajudiciais, declaratórias de paternidade estão sendo conciliados pelo Instituto Paternidade Responsável

 

Não é diferente do restante do ano, mas em especial vários casos no que se refere à Paternidade, neste mês, estão sendo acompanhados pelo Instituto Paternidade Responsável. Desde o dia (24), pais e mães tem comparecido na sede da instituição para resolver a situação que está afligindo principalmente a mãe e que atingi a criança, o não reconhecimento paterno.

O Mutirão se estende até dia (28), onde os atendimentos realizados foram intensificados. O Instituto trabalhará nas declaratórias de paternidade até dezembro quando iniciar o recesso forense.

Em média cinco (5) atendimentos são realizados pela equipe multidisciplinar feitos durante as tardes para dar nome do pai as crianças e adolescentes. Até o momento foram conciliados 15 casos.

Semana Nacional e Estadual da  Conciliação

A Semana Nacional e Estadual da Conciliação iniciou no dia, 24/11, em Santa Catarina, com a abertura do Mutirão Pré-Processual da Capital, no Espaço Cultural do Terminal Rita Maria. A solenidade foi comandada pelo presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador José Antonio Torres Marques, que destacou a realização de acordos como uma solução mais justa para todas as partes.

O desembargador Jaime Ramos, coordenador dos Juizados Especiais e Programas Alternativos de Resolução de Conflitos, também registrou a atuação de Victor Ferreira e afirmou que o Mutirão Pré-Processual é um dos eventos mais importantes do Judiciário de Santa Catarina. "Ele procura alterar a cultura do litígio e implantar a cultura da paz, com a conciliação", acrescentou. Para isso, cerca de 60 conciliadores foram capacitados, em trabalho conjunto com a Academia Judicial.

O Mutirão da Conciliação tem base no "Conciliar é bom para todos, melhor para você", criado pelo CNJ. Ainda no Terminal Rita Maria, nos dias 1º e 2 de dezembro, será realizado mutirão temático com cerca de 400 processos de direito bancário, das comarcas da Capital, São José, Biguaçu e Palhoça. Nas comarcas, estão pautados cerca de quatro mil processos, de todas as áreas. O juiz Fernando Vieira Luiz atuará como coordenador do evento no Rita Maria.

Outras