17.08.2022 - 17 de agosto dia do Instituto Paternidade Responsável


Paternidade 20 anos 

 

As primeiras tratativas iniciaram em 2003 como um projeto  que mais tarde deu origem ao Instituto Paternidade Responsável, também designado pela sigla, P.A.I., constituída(o) em 04 de junho de 2004, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e duração por tempo indeterminado, com sede e foro no município de Lages, Estado de Santa Catarina, neste Estado.

 

O Paternidade tem por finalidade(s), proceder a verificação e encaminhamento de pessoas para obtenção de registro de nascimento e encaminhamentos para a feitura de outras documentações oficiais e também a conscientização das mesmas quanto a importância e relevância social da paternidade e constituição de prole, através de encaminhamentos psicológicos, pedagógicos, jurídicos e sociais.

 

Não é apenas o pai dar o seu sobrenome ao filho, mas assumi-lo afetivamente e com responsabilidade. É um compromisso com o filho, com a sociedade e com ele mesmo.
O exercício da paternidade deve ser um ato de desejo, e não fruto de um destino ou de uma fraude cometida pela mulher contra o homem. Deve ser um direito e não uma imposição.

 

O Grupo Paternidade Responsável é constituído em sua maioria por voluntários que dedicam seu tempo e trabalho as causas comuns do programa. Ainda apresenta-se em seu quadro de recursos humanos, estagiários e contratados, a fim de atender a demanda de clientes obtidos desde o início das atividades.

O material de apoio é desenvolvido pela equipe, enfatizando as áreas de atuação de cada profissional. A Cartilha que trata do assunto Paternidade Responsável, visa justamente trazer tais informações à população, conscientizando acerca dos direitos da criança quanto ao seu registro de nascimento, bem como quanto ao direito de ter o nome de seu pai averbado em tal documento.

Tem como missão:

- Prevenir a gravidez na adolescência despertando nos jovens uma nova perspectiva de vida.

 

- Proporcionar aos professores, profissionais da educação, da saúde e pais, uma visão das diferentes significações relacionadas à paternidade e à maternidade, propiciando-lhes novas noções de educação sexual, visto que a gravidez está ocorrendo precocemente, na adolescência.

 

- Diminuir substancialmente os processos de investigação de paternidade das Comarcas.

 

- Viabilizar a solução das lides e de conflitos por intermédio de procedimentos simplificados e informais (conciliação).

 

- Reduzir o número de crianças somente com o registro de nascimento, porém, sem o reconhecimento afetivo. Estabelecer alternativas de fácil acesso às famílias que enfrentam a falha de responsabilidade paterna e materna.

 

- Apresentar formas de intervenção interdisciplinar e capacitações, para que o trabalho seja contínuo dentro e fora da escola.

 

- Desenvolver palestras informais e o teatro de fantoches, para de forma lúdica e didática, levar informação a crianças e adolescentes.

A lei 15.153 de 03 de maio de 2010 garantiu a inclusão, no calendário oficial do Estado de Santa Catarina, de 17 de agosto como sendo o dia da Paternidade Responsável. A partir dai é comemorada a data, mesmo com sua revogação.

Tem como visão:

- Partindo da ideia de que a “prevenção é sempre o melhor remédio”, é que o instituto busca com o seu trabalho ter jovens socialmente incluídos e participativos na vida escolar, alertando-os sobre a grande responsabilidade que requer ser um pai ou uma mãe precocemente.

 

- Despertando assim o interesse de se planejar um futuro com muita lucidez e maturidade. Partindo deste ponto de vista, é que se busca diminuir o número de processos de investigação de paternidade.

 

Projetos:

 

A Justiça vai à Escola

 

 A parceria entre escola, alunos, famílias e comunidade em geral, mediada por um trabalho de suporte, que oriente as pessoas na construção de um projeto de vida, é essencial para uma vida com bases sólidas na dignidade humana; onde o conhecimento dos  direitos e deveres esteja integrado com ações articuladas.

 

A constatação dos altos índices de gravidez não planejada, abortos e doenças sexualmente transmissíveis entre os jovens e adolescentes do município de Lages despertou a necessidade de realizar e levar às escolas o trabalho de prevenção.O projeto que surgiu em 2007 tem como objetivo informar, educar e conscientizar a população, trabalhando a importância da maternidade e paternidade responsáveis, e a prevenção quanto ao uso de drogas.

 

Projeto Teatro

 

 

A escola é um espaço de aprendizado, descoberta e crescimento, tanto para crianças, quanto para adolescentes. É neste espaço que se dá a transmissão de muitos valores, ideais e onde se afirmam padrões de comportamento que se refletem nos hábitos e atitudes. Por isso a equipe do Paternidade faz esta intervenção direta com educadores e alunos. Em 2022 as atuações são feitas por vídeopeças.

 

Peça 01- A Estória de Serena

 

 Serena é uma menina de 12 anos de idade que sonha em conhecer seu pai, pois sua mãe engravidou aos 16 anos... E agora? Será que Serena conseguirá conhecer seu pai?

 

 Peça 02 - Paternidade e Drogas não combinam

 

Um grupo de amigos, estudantes da mesma escola, resolve fazer uma festa de encerramento do ano letivo. Nesta festa acabam conhecendo as “drogas”... E agora, qual caminhão eles irão escolher?

 

 

 

 

 

Projeto Natal do Novo

 

Com objetivo de transformar sonhos em realidade, principalmente quando se trata de crianças carentes, o Instituto Paternidade Responsável, em parceria com funcionários do Fórum, apadrinha algumas turmas de crianças das escolas públicas visando realizar uma festa de Natal enriquecida por guloseimas, distribuição de presentes, reforçando o espírito natalino.

 

PROJETOS CAPACITAÇÃO - PROJETOS DE CAPACITAÇÃO

Capacitar para prevenir!

 

A parceria entre escola, alunos, famílias e comunidade em geral, mediada por um trabalho de suporte, que oriente as pessoas na construção de um projeto de vida, é essencial para uma vida com bases sólidas na dignidade humana; onde o conhecimento dos direitos e deveres esteja integrado com ações articuladas.

 

A constatação dos altos índices de gravidez não planejada, abortos e doenças sexualmente transmissíveis entre os jovens e adolescentes do município de Lages despertou a necessidade de realizar e levar às escolas o trabalho de prevenção. O projeto que surgiu em 2007 tem como objetivo informar, educar e conscientizar a população, trabalhando a importância da maternidade e paternidade responsáveis, e a prevenção quanto ao uso de drogas.

 

Por meio do A Justiça Vai a Escola se tornou possível capacitar e orientar crianças, adolescentes, profissionais da saúde, educação e a promoção da informação entre as famílias.

 

 

KIT Paternidade Responsável

 

 

O Kit do Instituto Paternidade Responsável foi criado com o objetivo de expandir os trabalhos realizados pelo instituto e servir de complemento a todos os profissionais, das diversas áreas de atuação, que acreditam na educação e transformação dos seres humanos.

Buscando melhor conscientizar os adolescentes e jovens, de forma didática, utiliza-se da atividade lúdica e da dramatização de personagens de modo que, seja possível abranger todos os envolvidos neste processo, ou seja, famílias, alunos, educadores e profissionais das várias áreas de atuação e conhecimento.

 

Conteúdo do Kit 01:

 

- DVD Teatro - Peça 01: A história de Serena / Cartilha do Paterninho / CD Paternidade Responsável / Caneta personalizada

 

 Conteúdo do Kit 02:

 

- DVD Teatro - Peça 02: Paternidade e Drogas não combinam / Cartilha da peça Paternidade e Drogas não combinam / DVD Show Paternidade Responsável / Caneta personalizada.

 

Hoje:

 

O Instituto trabalha com círculos de Justiça Restaurativa para resolver e diminuir os problemas encontrados durante o trabalho nas escolas e comunidade.

Em Lages, uma parceria com a UDESC  foi feita para apuração dos exame de DNA, o que facilita e prospera trâmites de reconhecimento da paternidade e através do programa, tornar esse papel responsável e digno. O Paternidade na época comemorou a liberação de R$ 685 mil do Governo estadual à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para aquisição de equipamentos ao Laboratório de Análise Genéticas de Lages, que hoje atende a demanda de todo Estado via convênio com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

 

“foi criado um importante pólo de pesquisa e tecnologia para Santa Catarina que presta serviços públicos na resolução dos casos de investigação de paternidade que necessitem de exame de DNA, disse o presidente do IPR Marciano Corrêa. O modelo de trabalho e convênios já temos, o que necessitados é o apoio do Estado e dos municípios para poder formar multiplicadores sociais”, complementou.

 

Além de todo esse trabalho uma equipe multidisciplinar trabalha na sede da instituição para atender os casos que chegam a instituição que está localizado no interior da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC.

 

Hoje os projetos em andamento são Novos Caminhos e Sala de Atendimento – com trabalho direto nas comunidades do interior, especificamente nas escolas do campo e na Sala de Atendimento, são ouvidos os casos pós reconhecimento e também tudo o que a pandemia trouxe de negativo para as pessoas. O trabalho da psicologia e do serviço social tem sido primordial.

Outras